Destinos Turísticos Inteligentes

Acompanhando os avanços do mercado digital, o turismo caracteriza-se por ser o segmento que rapidamente se construiu digitalmente, devido às demandas do consumidor e do mercado. Esse cenário de necessidade de informação com inteligência se aprimora a cada dia e se expande no mundo com a velocidade da internet.

São inúmeros os aplicativos que proporcionam informação e serviços que apoiam uma viagem em todas as suas fases, desde a preparação até o retorno para casa. Outra mudança é a busca pela interligação dos serviços turísticos, de forma inteligente, por meio de novos modelos de negócios, com o objetivo de satisfazer e customizar a demanda dos turistas, que a cada dia ganha mais espaço e faz surgir uma nova forma de viajar.

No contexto de satisfazer e antever as novas necessidades de consumo e melhor servir os turistas nasceu a abordagem de destinos turísticos inteligentes. De origem espanhola, os conceitos e a metodologia foram construídos a partir do aprendizado de 10 pilotos implementados em cidades do país europeu.

A Espanha nos últimos anos tem obtido resultados crescentes e qualitativos com a atividade turística. Visando se manter na liderança e atenta às mudanças do mundo, principalmente do comportamento do turista, desenvolveu a estratégia de destinos turísticos inteligentes. O cenário chamou a atenção de outros países, que estão realizado também suas transformações baseadas no aprendizado e conteúdo espanhóis.

Pilares

Os destinos turísticos inteligentes se baseiam em três pilares: governança, tecnologia e desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento dessas inovações no turismo, algumas definições e implementações são necessárias:

  • Participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor.
  • Ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de turismo.
  • Competitividade dos destinos turísticos.
  • Aproximação entre os elos da cadeia de valor, incluindo as empresas dos segmentos que não são líderes.
  • Presença dos empreendimentos turísticos no mundo digital.
  • Novos modelos de negócio.
  • Soluções tecnológicas para os pequenos negócios e para os destinos turísticos.
  • Conectividade e interatividade para ambos, pequenos negócios e destinos turísticos.
  • Oferta de experiências turísticas que encantem os viajantes.
  • Ocupação de espaços públicos.
  • Sustentabilidade dos destinos turísticos.

Principais características dos destinos inteligentes

  • Têm espaço turístico inovador.
  • Dispõem de tecnologia de ponta.
  • Valorizam o capital humano.
  • São focados no desenvolvimento sustentável.
  • Sabem gerir os recursos de forma eficiente.
  • Garantem mais competitividade ao setor.
  • Possibilitam experiências de qualidade aos turistas.
  • São integrados e interativos.
  • Oferecem acessibilidade.

Vantagens

Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor tanto dos turistas quando da população local. É um conceito ganha-ganha. Veja as vantagens no gráfico abaixo:

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