AGULHAS NEGRAS

A região das Agulhas Negras, composta por quatro municípios, alia vegetação exuberante, cachoeiras e recantos paradisíacos a um imponente conjunto de formações rochosas. As cidades que compõem a região são muito procuradas por montanhistas e adeptos do turismo ecológico.

Itatiaia tem matas primitivas de rara beleza. Um passeio imperdível é ao Parque Nacional do Itatiaia. No local há montanhas com quase 3.000 de altitude e fauna e flora bastante diversificada. É um passeio que agrada as crianças que ficam encantadas com a grande variedade de animais. Itatiaia fica a 167 km do Rio de Janeiro e a viagem dura 2h30m. Outra dica importante é conhecer a APA – Área de Proteção Ambiental de Penedo. Colonizada por finlandeses, que marcaram fortemente a cultura local, Penedo tem nas suas construções, na gastronomia e no tradicional baile finlandês, realizado aos sábados, no clube da localidade, as suas principais atrações.

Resende é outra importante cidade da região. Perfeito para a prática de esportes radicais como asa-delta, parapente, paraquedismo e trekking, o município fica a 154 km do Rio de Janeiro e é a sede da Academia Militar das Agulhas Negras, roteiro obrigatório para quem visita a cidade. Resende possui uma grande rede hoteleira e um comércio variado. Visconde de Mauá, distrito de Resende, é outro passeio obrigatório. O local atrai não só pessoas que gostam de calma e tranqüilidade, como também esportistas radicais. Na gastronomia, os pratos à base de pinhão são sucesso garantido. O percurso dura 2h20m.